Financiamento de projetos de economia circular para empresas
O programa PT 2030, através dos seus Programas Regionais encontra-se a apoiar projetos para ajudar as empresas na sua transição para a economia circular.
Atualmente encontram-se abertos avisos para as PME das NUT II da Região Centro e Alentejo, para financiar operações de natureza produtiva e projetos de I&D empresarial ligados a modelos de negócio à transição para a economia circular e que valorizem a sustentabilidade do produto, a reutilização de materiais e a economia de partilha.
Estes avisos permitem em concreto, apoiar modelos de negócio que introduzam processos e sistemas relacionados com a adoção do ecodesign, uma melhor gestão do ciclo de vida dos produtos, prolongando o seu tempo útil de utilização, a redução do consumo de matérias-primas utilizadas na produção, bem como o reaproveitamento de recursos, a gestão de resíduos, a adoção de soluções de abastecimento e de logística mais sustentáveis e a circularidade da água.
Os apoios têm a forma de subvenção e a taxa de financiamento varia de acordo com o aviso dos vários Programas Regionais, bem como com a especificidade dos destinatários e dos investimentos elegíveis.
Os calendários para apresentação de candidaturas aos diferentes Programas Regionais são os seguintes:
PME NUT II Centro
Aviso: Economia Circular (SI) - Centro2030-2025-3
Candidaturas: até 30-04-2025
PME NUT II Alentejo
Aviso: Economia Circular (SI) - ALT2030-2024-61
Candidaturas: Fase 1: - até 31-03-2025; Fase 2: - até 30-06-2025
As candidaturas são apresentadas através do Balcão dos Fundos em formulário eletrónico próprio.
2025.04.16