Aviso à Manifestação de Interesse de Empresas para integrar a Rede de Fornecedores Inovadores
O Programa “Acelerar a Economia” prevê, na sua Medida 27, o lançamento da Iniciativa “Rede de Fornecedores Inovadores”, que visa impulsionar a criação de consórcios de inovação liderados por empresas de dimensão relevante e participação de PMEs, Small Mid Caps1 e Centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D), com o objetivo de desenvolver e fornecer bens e serviços inovadores de média/alta tecnologia a polos de produção industrial.
A presente iniciativa “Rede de Fornecedores Inovadores” visa assim aumentar a participação de PME nacionais e Centros de I&D no fornecimento de polos de especialização instalados em Portugal e orientados para cadeias de produção globalizadas.
Este Aviso à Manifestação de Interesse de Empresas para integrar a Rede de Fornecedores Inovadores visa, através de um processo aberto e competitivo de auscultação, identificar as reais oportunidades de investimento e capacidades de execução, através da seleção de Empresas Nucleares que atuam em polos de especialização, com atividades posicionadas em cadeias de valor internacionais e forte vocação exportadora. Para tal, as empresas candidatas devem apresentar a sua estratégia e plano de ação, nos termos definidos no presente Aviso.
Após o presente processo de seleção, serão lançados avisos específicos para apresentação de candidaturas a financiamento, no âmbito das diversas tipologias de operação do PT2030, visando o financiamento das empresas que irão desenvolver as iniciativas selecionadas.
Ações abrangidas
Assumem-se como objetivos da presente iniciativa os seguintes:
- Capacitar as PME para integrar redes de fornecedores globais, inovadores e internacionalmente competitivos;
- Potenciar a atividade das empresas “Tier 1” ou OEM instaladas em Portugal e inseridas em cadeias globais de produção, enquanto catalisadores da economia nacional;
- Promover a colaboração entre PME e a densificação dos seus níveis de competitividade, de inovação nos seus processos produtivos e de internacionalização;
- Promover a adaptação aos requisitos tecnológicos dos processos e produtos que proporcionem “know-how” especializado, recursos e conhecimento crítico, maior produtividade, mais flexibilidade e maior qualidade dos produtos;
- Substituir importações, aumentando o valor acrescentado nacional e as exportações de bens e serviços;
- Criação de novas empresas (“corporate ventures”, por ex.) e criação de novos postos de trabalho.
O objetivo desta medida consiste em aumentar o volume e o valor das aquisições de bens e serviços de elevada intensidade de conhecimento e tecnologia, adquiridos a PME instaladas em território nacional, por empresas ou grupos de empresas consideradas nucleares.
Entidades elegíveis
As entidades elegíveis diferem em função das tipologias de operações, de acordo com a tabela apresentada no anexo I do Aviso.
Áreas geográficas abrangidas
As Empresas Nucleares podem localizar-se em todas regiões de Portugal continental, devendo ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões apoiadas.
Período para apresentação de candidaturas
O período para apresentação de candidaturas decorre de 29 de abril a 30 de setembro de 2025 (17h).
Contactos
Para mais informações sobre este Aviso contacte a Linha dos Fundos.
Fonte: Aviso Referência Balcão 2030: MPr-2025-8
2025.09.02