Criação de emprego e microempreendedorismo
Esta tipologia de operação constitui uma medida de política ativa de emprego à escala dos territórios, alinhada com objetivos de coesão territorial, social e igualdade de oportunidades, através da promoção do empreendedorismo, da criação do emprego e do autoemprego.
Esta tipologia tem por objetivos:
a) Implementar políticas ativas de emprego para reduzir a segmentação do mercado de trabalho e a precariedade laboral, em articulação com o combate a outras desigualdades;
b) Combater as assimetrias internas aos territórios, com especial incidência nos territórios de baixa densidade e em populações desfavorecidas.
Entidade elegíveis
Podem candidatar-se a este Apoio as seguintes entidades:
a) Micro, pequenas e médias empresas de acordo com o definido da Recomendação n.º 2003/361/CE, da Comissão, de 6 de maio, relativa à definição de micro, pequena e média empresa, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com contabilidade organizada;
b) Entidades da economia social previstas no artigo 4.º da Lei n.º 30/2013, de 8 de maio.
Ações abrangidas
São elegíveis as seguintes ações:
a) Criação do próprio emprego através da criação de empresas;
b) Criação de novos postos de trabalho, sem termo, associados à criação de novas empresas ou à expansão de empresas existentes;
c) Criação de novos postos de trabalho, sem termo, em entidades da economia social. É priorizada no âmbito do presente Aviso a criação de postos de trabalho que respondam aos setores mais relevantes para a estratégia regional de especialização inteligente (EREI/RIS3) do Algarve (ver Anexo B-3 do Aviso).
Os apoios são dirigidos exclusivamente para qualificações de nível 4 ou superior do Quadro Nacional de Qualificações.
Área geográfica abrangida
A área geográfica abrangida por este apoio é o Algarve (NUTS II), sendo que a elegibilidade geográfica será determinada localização do projeto, ou seja, o local onde se localiza o estabelecimento da entidade e no qual serão criados os postos de trabalho presenciais.
Período para apresentação de candidaturas
O período para apresentação de candidaturas iniciou-se a 1 de outubro de 2025 e decorre até 30 de dezembro de 2025 (18:00 horas).
Dotação orçamental e Taxa máxima de cofinanciamento
1.200.000,00€ FSE+ 60%
Entidade Gestora do Apoio
Autoridade de Gestão do Programa Regional ALGARVE 2030.
Contactos para mais informações
Linha dos Fundos
T: 800 10 35 10 (09:00-18:00h - gratuito)
E: linhadosfundos@linhadosfundos.pt
Programa Regional ALGARVE 2030
T: +351 289 895 200 / 32 /37
Referência Balcão 2030: ALGARVE-2025-29
2025.10.06












