ANACOM publica estudo sobre as competências digitais das pessoas e das empresas
A ANACOM, Autoridade Nacional para as Comunicações, publicou recentemente um estudo onde carateriza as competências digitais das pessoas e das empresas, em Portugal e na União Europeia.
Para o efeito foi utilizado o Indicador de Competências Digitais da DSI, Digital Skills Indicator 2.0, permitindo traçar o perfil dos indivíduos no que se refere “à seleção de atividades relacionadas com a utilização da Internet ou de software pelos indivíduos de 16 a 74 anos.”
O estudo incluí a definição do perfil do consumidor e a literacia digital, por zona geográfica, por caraterísticas sociodemográficas e por sector de atividade da profissão exercida.
A análise das competências digitais das empresas foi efetuada recorrendo ao Índice de Intensidade Digital (IID), que permite conhecer num conjunto de 12 variáveis, o comportamento das empresas. Os dados recolhidos permitiram concluir que existem 36% empresas com nível alto ou muito alto no índice de Intensidade Digital, que o índice de Intensidade Digital é mais elevado nas grandes empresas e que este índice é mais elevado nas Atividades TIC e nas Atividades de consultoria.
Conheça aqui publicação e as suas conclusões completas.
Fonte e imagem: ANACOM
2029.09.12