Caldas da Rainha vence prémio Capitais Europeias do Pequeno Retalho na categoria “Cidades Vibrantes”

Caldas da Rainha venceu ontem, dia 28 de janeiro de 2026, o prémio Capitais Europeias do Pequeno Retalho (ECoSR) na categoria “Cidades Vibrantes”.
A atribuição do prémio decorreu em Bruxelas, num evento dinâmico que incluiu momentos de promoção do pequeno retalho na Europa, uma oportunidade para celebrar as cidades que lideram na inovação do pequeno retalho, na sustentabilidade e na vitalidade das comunidades.
O prémio ECoSR constitui uma iniciativa da Comissão Europeia (CE) tendo em vista identificar e distinguir cidades que alcançaram resultados notáveis ao apoiar o pequeno retalho e a manutenção de centros urbanos vibrantes. Valorizam as histórias de sucesso de cidades que promoveram abordagens eficazes e inovadoras para a revitalização do pequeno retalho, as transições digital e verde do setor, bem como o apoio ao empreendedorismo e o envolvimento comunitário.
No programa houve espaço para a apresentação dos projetos das cidades nas várias categorias a concurso e, nesse contexto, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha pôde apresentar a sua estratégia para uma gestão integrada e inteligente do Pequeno Comércio que assenta em vários projetos co-financiados designadamente, PT2030, Acelerar Centro 2030, Bairros Comerciais Digitais, entre outras políticas públicas que lhes dá, mais do que o reconhecimento de cidade vibrante, uma realidade de cidade vibrante.
Para conhecer em detalhe esta iniciativa e todos os projetos incluídos na short-list das várias categorias do prémio, consulte o site dedicado a esta iniciativa.
2026.01.29











