Capitais Europeias de Pequeno Retalho

Estamos na reta final para a submissão de propostas para o prémio “Capitais Europeias de Pequeno Retalho” (ECoSR), e a Organização desta iniciativa partilha algumas dicas práticas tendo em vista a preparação de candidaturas vencedoras.
A iniciativa visa identificar e distinguir cidades que alcançaram resultados notáveis ao apoiar o pequeno retalho e na manutenção de centros urbanos vibrantes. Os prémios valorizam as histórias de sucesso de cidades que promoveram abordagens eficazes e inovadoras para a revitalização do pequeno retalho, as transições digital e verde do setor, bem como o apoio ao empreendedorismo e o envolvimento comunitário.
Neste período final de preparação de candidaturas, as entidades são incentivadas a utilizar todos os recursos que foram sendo disponibilizados para a preparação de candidaturas sólidas, estruturadas e que evidenciam a sua inovação, respondendo positivamente aos quatro critérios de excelência de avaliação:
sustentabilidade, empreendedorismo e envolvimento da comunidade, digitalização e atratividade e vitalidade das cidades.
É importante demonstrar que as candidaturas possuem uma abordagem inovadora, que seja possível replicar a nível europeu, com um forte valor acrescentado europeu e que incluam evidências de aprendizagem transfronteiriça.
É ainda importante que as candidaturas sejam claras, específicas, baseadas em evidências e estrategicamente coerentes. É, por isso, vital que as candidaturas:
- incluam dados robustos, resultados quantificáveis, métricas de desempenho de base e atuais, número de beneficiários abrangidos, cronogramas e informação sobre o retorno de investimento;
- integrem comparativos de cenários “antes e depois” e estudos de caso que demonstrem o impacto das propostas;
- evitem a utilização de informação vaga ou geral, sem evidências mensuráveis, e que não reflitam a qualidade das propostas;
- valorizem na redação do seu projeto linguagem clara, simples e direta. Os termos técnicos e os acrónimos devem ser explicados e a informação deve ser apresentada de forma lógica e estruturada, permitindo a compreensão do que é proposto.
O prazo para submissão das candidaturas termina a 9 de outubro. Participe!
Fonte e imagem: ECoSR
2025.09.19












