Área do Comerciante

Webinar “Políticas Urbanas: Fator Estruturante da Coesão e do Desenvolvimento Territorial”

segundo seminário do Observatório “Serviços, Competitividades Urbana e Coesão Territorial; CCP; DGAE

O webinar “Políticas Urbanas: Fator Estruturante da Coesão e do Desenvolvimento Territorial” decorreu no passado dia 10 de novembro de 2021. 

O programa incidiu sobre “a necessidade de as políticas urbanas refletirem as alterações demográficas, os novos conceitos de mobilidade e a oferta de serviços e a necessidade de reforçar a atratividade urbana com a conjugação do investimento público e da iniciativa privada. 

A abertura do programa foi realizada por Carlos Miguel, Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Regional e João Vieira Lopes, Presidente da Direção da CCP – Confederação do Comércio e Serviços Portugal. A sessão “As Políticas Urbanas e os Novos Desafios Demográficos” foi apresentada por Adriano Pimpão (Economista, e Professor Universitário), e a sessão “A Oferta de Serviços e os Novos Conceitos de Mobilidade e de Proximidade” foi apresentada por João Ferrão (Geógrafo, Investigador). 

Teve lugar uma mesa-redonda, onde se debateu o tema “Como Conjugar Investimento Público com a Iniciativa Privada no Reforço da Atratividade Urbana?” em que participaram Paulo Fernandes (Presidente C. M. Fundão), José de Matos (APCMC), Paula Teles (Empresária, Mobilidade.PT), moderada por Eduarda Marques da Costa (IGOT-ULisboa).

Este webinar integra-se no ciclo de encontros do Observatório “serviços, competitividade urbana e coesão territorial” que tem por objetivo articular “os serviços (comércio e serviços) com as políticas urbanas, aliada a uma dimensão económica (investimento, emprego, condições envolventes e infraestruturas) com a dimensão da qualidade de vida, essencial para fixar e atrair pessoas, e consequentemente, indissociável da dimensão da competitividade económica.” 

Integram este Observatório enquanto membros, câmaras municipais, associações empresariais locais/regionais do comércio e serviços, universidades e politécnicos, entidades públicas regionais (CCDR), entidades da administração pública central, entre estas a DGAE, e personalidades relevantes nestes temas, a título individual.


Veja aqui a gravação deste seminário.  


Fonte: CCP

2021.11.18


  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US