
Coimbra reconhece mais três estabelecimentos no âmbito do "Comércio com História"

No âmbito da Lei nº 42/2017, de 14 de junho, que estabelece o Regime de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local, onde se enquadra o projeto denominado "Comércio com História" e das competências dos Municípios nesse âmbito (n.º 1 do artigo 3.º), foram reconhecidos pelo Município de Coimbra três estabelecimentos – Sapataria Antoine, Café Oásis e Fernandes Oculista, Lda. que vêm juntar-se aos estabelecimentos já reconhecidos pelo Município.
Falamos de estabelecimentos com atividades diversas, situados entre as zonas da Baixa e da Alta da cidade e cujo contributo para a preservação do comércio tradicional é fundamental.
A Sapataria Antoine, situada no número 131-133 da Rua Ferreira Borges, data de 1990, embora a sua criação recue até 1977, à cidade de Aveiro, onde António Alberto do Vale decide abrir a sua primeira loja.
Embora tenha sofrido obras de remodelação, a Sapataria Antoine mantém o conceito, continuando a ser uma loja especializada em calçado de homem, senhora e acessórios.
O Café Oásis, fundado em 1952, é um dos estabelecimentos mais antigo da Alta de Coimbra. Ocupa um edifício de gaveto, com vistas amplas para a Igreja da Sé Velha e mantém a identidade própria de café de bairro.
A sua existência destaca-se pela forte ligação ao movimento estudantil durante as crises Académicas de 1962 e 1969, onde era frequentado por estudantes que conviviam pela noite adentro, nas ‘catacumbas’ (cave), onde jogavam às cartas e tinham reuniões de discussão política contra o regime de António Salazar.
A Fernandes Oculista, localizada em pleno coração da baixa de Coimbra, iniciou a sua atividade em 1963, sendo, provavelmente, a ótica mais antiga de Coimbra há três gerações na mesma família.
Como curiosidade, a fachada do edifício, onde se localiza a loja, mantém a sinalética original de luzes néon e a montra mantém o desenho original de 1963, da autoria do arquiteto Manuel Lopes Montalvão.
Do seu recheio faz parte a antiga oficina com vários materiais óticos como lentes, armações, publicidades, peças, máquinas e ferramentas de oficina e optometria, como que preservados numa espécie de cápsula do tempo.
Fonte: Comércio com História
2026.03.27











