Área do Comerciante

Comércio eletrónico em Portugal: as principais tendências

relatório; comércio eletrónico; PT; UE; perfil consumidor português

A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, publicou o relatório estatístico “O comércio eletrónico em Portugal e na União Europeia em 2021 - segmento residencial e empresarial”, onde analisa as principais tendências do comércio eletrónico. 

Este relatório revela que o perfil típico do consumidor português tem menos de 45 anos de idade, possuí um nível de escolaridade elevado e mais rendimentos económicos e que são sobretudo trabalhadores e estudantes. Os artigos mais comprados são  roupa, refeições com entrega ao domicílio e equipamento desportivo e informático.

A análise dos dados permitiu concluir também que os portugueses ocupam a 24 posição no ranking da EU - União Europeia, dos consumidores que mais compras fazem online, representando um aumento de cerca de 5% comparativamente aos dados recolhidos em 2020.

Este relatório identifica os principais problemas identificados nos processos de compras online, embora com valores muito baixos, que se prendem com os tempos de entrega e com erros nos produtos encomendados. 

Consulte o relatório completo aqui



Fonte: Anacom

Imagem: Unsplash

2022.02.02


  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US