Área do Comerciante

Conheça as principais medidas do governo para reforçar a transformação digital das PME´s portuguesas

PRR; capacitação empresas e trabalhadores transição digital; programa comércio digital

O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, atualmente em curso, inclui no seu conjunto de medidas, dotação específica para reforçar a digitalização das empresas e recuperar o atraso no processo de transição digital. Atingir esta meta é  fundamental para a aceleração da economia portuguesa e para o aumento da sua competitividade. 

As principais áreas de melhoria incluem investimentos para a capacitação e transformação digital das empresas, bem como a catalisação da transição digital das empresas. 


A capacitação e a transformação digital das empresas

O investimento nas áreas de capacitação e de transformação digital das empresas incluí apoios para a capacitação de competências digitais dos trabalhadores (autoavaliação, desenho de um plano de capacitação digital à medida, acesso a recursos e desenvolvimento de um passaporte de competências digitais) e apoios para a transformação dos modelos de negócios das PME´S. 

Do conjunto de programas que contribuem para esta transformação destaca-se o “Comércio Digital – Programa para a digitalização de PME", com foco em micro-PME da área do comércio, com vista a ativar os seus canais de comércio digitais, incorporar tecnologia nos modelos de negócio, bem como desmaterializar os processos com clientes, e fornecedores e logística por via da utilização das tecnologias de informação e comunicação e apoiar a internacionalização. Este programa integra 3 projetos – “Aceleradoras de Comércio Digital”, “Bairros Comerciais Digitais” e “Internacionalização via E-commerce”.”

Conheça em detalhe estas medidas e as outras incluídas no PRR aqui.


Fonte e imagem: recuperar Portugal

2021.12.13


  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US