Área do Comerciante

Conheça os apoios para acelerar a transição digital do seu negócio  

apoios empresas portuguesas; transição digital; aceleradoras

O programa “Portugal Digital” tem por objetivo promover o desenvolvimento digital nas empresas através de sistemas de incentivo inseridos no Portugal 2020 e no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, atualmente em curso. 

Permite o acesso a um conjunto de iniciativas destinadas às empresas portuguesas para promover a competitividade, destacando-se o apoio à implementação de um negócio, a inovação e o seu desenvolvimento, a digitalização e a contratação de talentos. 

Para apoiar as empresas a digitalizar o seu negócio, foram criadas 4 ações com vertentes de intervenção específicas voltadas para as suas necessidades: 

- As Aceleradoras de Comércio Digital, inseridas no PRR.  Consiste num apoio para estimular a transição digital de empresas com atividade comercial, que têm por objetivo avaliar a maturidade digital das empresas, propor planos de transição digital, acompanhar os operadores económicos do comércio e prestar serviços de proximidade, como a criação ou reforço da presença digital e a adaptação do modelo de negócio. 

- O Coaching 4.0, ação também inserida no PRR que tem por objetivo impulsionar a dimensão tecnológica das empresas, através da oferta de vouchers para promover a maturidade digital das empresas.  

- Os Selos de Maturidade Digital, ação do PRR, que permitem o reconhecimento da maturidade digital das empresas, certificadas em 4 dimensões possíveis: cibersegurança, acessibilidade, privacidade, sustentabilidade, no âmbito das boas práticas no digital. 

- Os Vales Indústria 4.0, destina-se às PME´s que queiram digitalizar o negócio, através da construção de um site, da implementação de comércio eletrónico ou da melhoria da experiência do utilizador, da posição nos motores de busca, que queiram apostar em marketing digital, realidade aumentada, inteligência artificial ou contratação de serviços.

Conheça em detalhe estas medidas e saiba para quando está prevista a publicação dos avisos de abertura a estes apoios aqui


Fonte e imagem: Portugal Digital 

2022.02.10


  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US