Estudo “Economia Digital em Portugal”, edição de 2020
O estudo “Economia Digital em Portugal” apresenta um conjunto de novas informações acerca do comportamento dos consumidores, especialmente vocacionados para a área do digital, reportados a 2020.
Este estudo, promovido pela ACEPI, aborda as várias tendências nesse contexto. Uma das tendências mais marcantes deste período é a frequência com o que consumidor português recorreu às compras online e o seu comportamento nas compras uma das principais consequências da pandemia que vivemos em 2020. Outra das tendências marcantes foi o tipo de bens adquiridos: 59% em roupas e acessórios, 39% em refeições preparadas entregues ao domicílio e 27% de artigos de decoração e outros artigos para o lar.
Registaram-se outras alterações no aumento da utilização do ecommerce, onde se verificou uma aceleração, não apenas no número de utilizadores, mas no número de estabelecimentos comerciais que passaram a ter presença online. Atualmente “compra-se agora mais em lojas online portuguesas e menos em sites estrangeiros”.
O estudo aborda outras tendências como o reforço das empresas portuguesas na Internet e o ecommerce como alavanca de crescimento e de internacionalização. Uma segunda parte do estudo apresenta os principais dados de análise aos inquéritos aplicados aos consumidores.
Conheça aqui a síntese deste estudo.
Fonte: ACEPI
2021.10.08