FCT lança vouchers de inovação para acesso a IA

Encontra-se a decorrer o prazo para a apresentação de candidaturas ao InovIA, programa que irá atribuir vouchers para promover a inovação na área da Inteligência Artificial.
Estes vouchers gratuitos destinam-se em especial a startups e PME, mas podem também candidatar-se entidades públicas ou privadas, que pretendam desenvolver soluções inovadoras ainda em fase pré-comercial.
O InovIA surge para facilitar o acesso a tecnologia de ponta, através de recursos computacionais de alto desempenho e a apoio técnico especializado, permitindo a qualquer empresa, independentemente do seu nível de conhecimento, testar, validar e escalar soluções inovadoras, com o apoio de recursos no Deucallion, supercomputador financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e no MareNostrum 5.
Outra das possibilidades que estes vouchers permitem é de, no futuro, os beneficiários puderem aceder à nova Fábrica de Inteligência Artificial, sediada em Barcelona, com a participação de Portugal, Espanha, Turquia e Roménia.
Este apoio foi lançado pela FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e Tecnologia, para promover o acesso à supercomputação e à inteligência artificial. Visa igualmente proporcionar "condições para que a computação avançada seja um motor de crescimento para o ecossistema empresarial português, criando oportunidades para que as empresas nacionais explorem o potencial do HPC (computação de alto desempenho) e da inteligência artificial de forma ágil e acessível."
Serão disponibilizados 25 vouchers, com um valor total estimado de 70.000 € em recursos computacionais, e as candidaturas podem ser submetidas até 31 de dezembro de 2026. Cada voucher permite 50.000 CPU core.horas | 1.000 GPU.horas| 1 TB de armazenamento, durante 6 meses, com possibilidade de reforço de recursos mediante avaliação.
A apresentação de candidaturas é feita através do preenchimento do formulário online (em português ou inglês), seguido de uma avaliação técnica prévia. Após este procedimento os vouchers são emitidos e é criada uma conta no supercomputador mais adequado à candidatura (Deucalion ou MareNostrum 5).
- First-come, first-served, com prioridade para startups e PMEs (min. 50% vouchers);
- Disponibilidade imediata para utilizar os recursos nos 3 meses seguintes ao pedido;
- Validação técnica pela equipa de suporte do Deucalion.
Encontra-se prevista a realização de uma sessão de apresentação deste programa no próximo dia 6 de junho, às 14h no AIHub, em Lisboa. A participação é gratuita, mediante a inscrição prévia através deste link.
2025.05.29