OCDE publica estudo económico sobre Portugal

A OCDE publicou um estudo económico sobre Portugal, datado de dezembro de 2021, que carateriza o estado da economia portuguesa, no período de recessão e de posterior recuperação, ainda em curso, causada pelo covid-19.
Portugal é o país europeu com a taxa de vacinação mais elevada da União Europeia, o que tem sido determinante para a recuperação da economia nacional, aliado ao conjunto de medidas económicas e fiscais promovidas pelo governo, que tem tido como finalidade assegurar os postos de trabalho, apoiar o desenvolvimento da economia e contribuir para a sua expansão.
De acordo com este estudo, as políticas fiscal e monetária constituem um dos fatores-chave para manter o ritmo de recuperação, nomeadamente “garantindo respostas rápidas para o desenvolvimento económico, limitando as perdas na capacidade de produção e dos efeitos que daí decorrem para o mercado de trabalho.” A continuação dos apoios às empresas viáveis, a implementação do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, e a priorização de projetos com impacto económico e social são outros dos fatores que a OCDE aponta como determinantes para o desenvolvimento da economia em Portugal e para uma recuperação bem-sucedida.
A transição digital ocupa um papel fundamental neste contexto, quer ao nível da capacitação das empresas quer das pessoas. No atual cenário nacional, o nível das competências e a utilização das TIC (tecnologias de informação e comunicação), nas empresas é díspar, o que cria assimetrias que influem no desenvolvimento económico. Apoiar as empresas no processo de digitalização para recuperar o atraso face ao processo de transição digital e capacitar as pessoas com competências digitais são fatores decisivos para a promoção futura da economia portuguesa.
Aceda ao resumo deste estudo aqui, onde se encontram as suas principais conclusões.
Fonte e imagem: OCDE
2021.12.13