Participe na votação dos Prémios REGIOSTARS 2025

Os “Prémios REGIOSTARS “ são uma iniciativa com o selo de excelência da Comissão Europeia de distinção de projetos financiados pela Política de Coesão da União Europeia. São atribuídos anualmente reconhecendo os projetos mais inspiradores e inovadores, valorizando iniciativas que promovem a sustentabilidade, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional.
A votação das várias categorias dos Prémios REGIOSTARS, edição de 2025, encontra-se a decorrer até 15 de outubro (12h – CEST).
As categorias deste concurso são as seguintes:
• Categoria 1: Uma Europa competitiva e inteligente
• Categoria 2: Uma Europa verde
• Categoria 3: Uma Europa conectada
• Categoria 4: Uma Europa social e inclusiva
• Categoria 5: Uma Europa mais próxima dos cidadãos
De entre os finalistas encontram-se os seguintes 2 projetos nacionais e 2 projetos de cooperação com Portugal:
Finalistas nacionais
EcoX – Reciclagem de Óleos Alimentares Utilizados
Na categoria “Uma Europa Verde”, o EcoX transforma óleos alimentares usados em detergentes ecológicos através de tecnologia patenteada. Já recuperou mais de 500 toneladas de óleo e envolve ativamente cidadãos, escolas e empresas num modelo circular e sustentável. O projeto foi financiado pelo programa regional Centro 2030.
Jornadas do Património Metropolitano – AMP Cultural Heritage
Finalista na categoria “Uma Europa mais próxima dos cidadãos”, esta iniciativa da Área Metropolitana do Porto destaca-se pelo envolvimento da comunidade na promoção do património cultural. O Cor(p)o Metropolitano é o seu símbolo mais vibrante de coesão e criatividade.
Projetos de cooperação com Portugal
Na categoria “Uma Europa Competitiva e Inteligente”, este projeto Interreg Sudoe acelera a digitalização do setor têxtil no sul da Europa (Espanha, França e Portugal), com soluções baseadas em IA e IoT e formação prática a mais de 800 participantes.
AGEO – Riscos Geohazard Atlântico
Na categoria “Uma Europa Verde”, o AGEO, financiado pelo Interreg Atlantic Area, promove a ciência cidadã na gestão de riscos naturais, através de cinco observatórios-piloto na região atlântica. Envolve comunidades locais e autoridades na criação de sistemas de alerta precoce.
Participe nesta escolha!
Fonte e imagem: Prémios REGIOSTARS
2025.09.15