Área do Comerciante

PRR – Bairros Comerciais Digitais: Sessão de apresentação dos resultados das candidaturas

sessão apresentação; BCD; Palácio da Bolsa; PRR; vídeo de apresentação

Decorreu no dia 6 de setembro de 2023, no Palácio da Bolsa, no Porto, a Sessão de Apresentação dos resultados das candidaturas aos “Bairros Comerciais Digitais”, iniciativa inscrita no Programa “Comércio Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência e que é gerida pela DGAE.

A sessão de apresentação contou com a participação dos Senhores Ministro da Economia e do Mar, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Secretário de Estado do Planeamento e Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Nesta ocasião foram apresentadas as 65 candidaturas já aprovadas, para uma dotação de 52,5 milhões de euros. Condicionadas ao aumento de 25 milhões de euros de dotação no âmbito do PRR, foram aprovadas mais 30 candidaturas. No total, serão abrangidos mais de 25 mil estabelecimentos do setor do comércio e serviços.

Trata-se de um investimento muito importante para a revitalização, valorização e modernização do comércio e serviços de proximidade, através da digitalização do ecossistema empresarial aí instalado.

Verifica-se uma distribuição geográfica das candidaturas aprovadas que cobre a totalidade do território nacional (Continente e Ilhas), tendo estes projetos como objetivo a gestão comum das áreas dos Bairros Comerciais Digitais, promovendo a gestão mais inteligente dos negócios, o aumento da visibilidade dos produtos e serviços e o reforço da proximidade aos consumidores, aumentado os seus níveis de satisfação.  Neste contexto, pretende-se que os consumidores tenham uma maior comodidade na realização das suas compras, maior agilidade e celeridade na aquisição de produtos e serviços, acedendo à informação agregada sobre as ofertas do Bairro. Desta forma, promove-se a competitividade dos negócios, assim como a sustentabilidade do território.

Durante a cerimónia foi exibido o vídeo que pode ser visualizado neste link


Fonte e imagem: DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas 

2023.09.11


  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US