Área do Comerciante

Conheça o Relatório “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia – 2022”

comércio eletrónico em Portugal e na União Europeia; 2022; consumidor e empresas; ANACOM

A ANACOM disponibilizou recentemente o relatório “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia” relativo a 2022. Nesta publicação são analisadas as principais tendências nas compras e vendas de produtos ou serviços online, na perspetiva do consumidor e do comércio eletrónico nas empresas. 

Principais conclusões do estudo:

A análise dos dados recolhidos, através da aplicação de um inquérito, demonstrou que se verificou um aumento nas compras e vendas online comparativamente aos dados obtidos anteriormente, com 43% dos consumidores a realizarem compras e 9% a vender pela Internet. Os artigos|serviços com maior expressão de vendas são o vestuário, calçado, as refeições entregues ao domicílio e produtos de cosmética. O perfil do consumidor que mais utiliza este serviço corresponde a pessoas com menos de 45 anos de idade, que possuem habilitações académicas de nível mais elevado e com maiores rendimentos. Os problemas mais frequentemente identificados com as compras online, são pouco expressivos face ao número de consumidores que referiram não ter tido qualquer problema no processo, e prendem-se com o tempo de entrega ou com produtos danificados ou errados (3%). 

No que se refere ao comércio eletrónico efetuado pelas empresas, estas correspondem a 17% do volume de negócios, o que representa um ligeiro aumento face aos dados obtidos em 2021, tendo-se ainda registado que 18% das encomendas foram realizadas através de redes eletrónicas.

O principal problema identificado no processo de venda de produtos online a clientes da UE deve-se aos custos de entrega e de devolução (33%). 

O alojamento, restauração e comércio são as áreas em que o número de encomendas realizadas através de redes eletrónicas foi mais elevada, tendo atingido 38% e 28%, colocando Portugal numa posição acima da média se comparativamente entre os 27 membros.

Conheça o relatório completo aqui.


Fonte e imagem: ANACOM 

2023.02.02


  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US