Conheça o Relatório “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia – 2022”
A ANACOM disponibilizou recentemente o relatório “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia” relativo a 2022. Nesta publicação são analisadas as principais tendências nas compras e vendas de produtos ou serviços online, na perspetiva do consumidor e do comércio eletrónico nas empresas.
Principais conclusões do estudo:
A análise dos dados recolhidos, através da aplicação de um inquérito, demonstrou que se verificou um aumento nas compras e vendas online comparativamente aos dados obtidos anteriormente, com 43% dos consumidores a realizarem compras e 9% a vender pela Internet. Os artigos|serviços com maior expressão de vendas são o vestuário, calçado, as refeições entregues ao domicílio e produtos de cosmética. O perfil do consumidor que mais utiliza este serviço corresponde a pessoas com menos de 45 anos de idade, que possuem habilitações académicas de nível mais elevado e com maiores rendimentos. Os problemas mais frequentemente identificados com as compras online, são pouco expressivos face ao número de consumidores que referiram não ter tido qualquer problema no processo, e prendem-se com o tempo de entrega ou com produtos danificados ou errados (3%).
No que se refere ao comércio eletrónico efetuado pelas empresas, estas correspondem a 17% do volume de negócios, o que representa um ligeiro aumento face aos dados obtidos em 2021, tendo-se ainda registado que 18% das encomendas foram realizadas através de redes eletrónicas.
O principal problema identificado no processo de venda de produtos online a clientes da UE deve-se aos custos de entrega e de devolução (33%).
Fonte e imagem: ANACOM
2023.02.02