Apresentação da "Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços 2030"
Decorreu esta manhã, no Mercado Municipal de Matosinhos, a sessão de apresentação da “Agenda + Comércio 2030” - Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços 2030, num painel que contou com a participação de Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da ANMP, e de António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que realizaram a abertura da sessão, e de Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que apresentou a Agenda + Comércio 2030. João Vieira Lopes, Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, apresentou o tema “Os Desafios do futuro do comércio” e o encerramento da sessão foi realizado por António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar.
A “Agenda + Comércio 2030” constitui uma iniciativa dirigida aos setores do comércio e serviços com um pacote financeiro associado, que mobilizará mais de 400 milhões de euros, de diferentes fontes de financiamento para modernizar, capacitar e promover estes setores, tendo por objetivo promover uma maior digitalização e sustentabilidade, uma requalificação e modernização do comércio de proximidade, e um maior conhecimento e a qualificação das pessoas que trabalham nestes setores.
Este documento estratégico organiza-se em cinco eixos de intervenção, que se concretizam através de vinte medidas:
Eixo “Promover a Inovação, a Digitalização e a Sustentabilidade do Comércio e dos Serviços" que prevê utilizar 219 milhões de euros para:
• 25 “Aceleradoras de Comércio Digital”, que apoiarão a transição digital de 25 mil empresas
• Sistemas de incentivos para apoiar a inovação organizacional, de gestão e logística
• 95 “Bairros Comerciais Digitais”
• “+ Sustentabilidade no comércio e serviços” na conceção de novos modelos de negócio e projetos empresariais inovadores associados à economia circular.
• Promover “+ Comércio e Serviços no Território” apoiando a modernização dos estabelecimentos, a melhoria da acessibilidade física e a valorização dos produtos endógenos
• Fomentar “Comunidades amigas da Longevidade” em área urbanas
• Lançar o “Comércio com História 2.0” para ampliar a cobertura territorial do Inventário Nacional do Comércio com História
• Lançar o “Programa Urbano Requalificação Mercados Municipais”.
• A criação de um “Observatório do Comércio e Serviços”
• O desenvolvimento de “Informação de Apoio ao Comércio” de forma mais acessível
• A disponibilização do “Mapa georreferenciado do Comércio, Serviços e Restauração”
• A “Inventariação e Promoção de Festas, Feiras e Romarias”
• “Pacto entre várias entidades públicas para a Capacitação dos Operadores Económicos”
• “+ Capacitação e Qualificação do Comércio e Serviços” através do apoio a ações de formação empresarial individual e de formação empresarial conjunta
• “+ Emprego e empreendedorismo no Comércio e Serviços”
• Desenvolver uma Rede de Comerciantes na Diáspora portuguesa
• Promover a valorização e a internacionalização dos produtos e serviços portugueses
• Desenvolver uma campanha de promoção do pequeno comércio de proximidade e da sua relevância turística
• Dinamizar um programa que promova o país como destino de compras
• Apoiar operações que dinamizem a atividade comercial nos territórios transfronteiriços.
2023.12.13