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Transição verde e digital das empresas: casos de sucesso

transição verde; study on green transition




As designadas transições verde e digital (ou dupla transição) são uma das principais tendências atuais nas micro e PME do retalho. O ecossistema retalhista, atualmente marcado por alterações ditadas pelo desenvolvimento tecnológico e pelos consumidores, está cada vez mais atento às questões da sustentabilidade e da ecologia. A transição verde tem ganho terreno à medida que as empresas adaptam as suas operações e adotam modelos de negócio mais eficientes e sustentáveis, visando a minimização de impactos sobre o meio ambiente, indo ao encontro da procura dos consumidores.  A transição digital tem dado provas de inúmeros benefícios ao nível da modernização das empresas e dos seus processos, indo ao encontro das necessidades e expectativas dos consumidores. 

É neste âmbito, de reforço da modernização e de atualização do setor do retalho, que foi lançada a publicação “Compêndio de Histórias de Sucesso”, que salienta a importância de “apoiar as PME retalhistas que são menos ágeis ou se mostram mais relutantes em aderir às transições verde e digital.” Nesta publicação são apresentados casos de sucesso de empresas que fizeram esta dupla transição, relatando ganhos substanciais para a renovação da imagem das empresas, os processos utilizados na gestão dos seus negócios, a aproximação às necessidades dos seus clientes e da sua rentabilidade, pelo aumento da procura pelos consumidores.

Portugal inclui-se no quadro de histórias de sucesso: a empresa O Benefício, que comercializa acessórios de moda e bebidas espirituosas é referida por “desenvolver produtos de série limitada (100 unidades cada), dedicando especial atenção à utilização sustentável de materiais e aos conhecimentos locais. Adotando métodos de produção artesanal e respeitando o comércio justo e o ambiente, a empresa faz produtos de elevado valor acrescentado e aplica os princípios da economia circular.”

A par deste exemplo, 19 outros casos de sucesso de 16 Estados-membros, “incluindo um vasto leque de casos de pequenas empresas de diferentes segmentos do setor retalhista, com diferentes canais de venda (lojas físicas, operadores online e retalhistas com uma estratégia omnicanal) e em diferentes localizações (zonas urbanas e rurais)” são apresentados nessa publicação, mostrando que a transição é possível em domínios diferenciados e que as vantagens são inegáveis. 

Esta publicação da Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG GROW) acompanha o “Study on the twin transition of SME retailers”, estudo sobre a dupla transição das PME do Retalho, que examina os fatores que promovem e que impedem a dupla transição das PME do retalho. 


Conheça as histórias de sucesso aqui.  


2024.12.16

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