Aceleradoras de Comércio Digital
Imagem Bairros Comerciais Digitais | Aceleradoras de Comércio Digital
 

Vídeo de apresentação das Aceleradoras de Comércio Digital:



A medida “Aceleradoras de Comércio Digital” (ACD) tem por finalidade apoiar a constituição de 25 Aceleradoras, que dinamizarão o apoio a, pelo menos, 25.000 PME dos setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor. Os diversos projetos são dinamizados por Consórcios, constituídos por estruturas associativas empresariais, cujo âmbito de atuação é uma NUTS II. Cada Consórcio terá de dinamizar, pelo menos, uma Aceleradora em cada NUTS III da respetiva NUTS II. 

As ACD, visam promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e da digitalização dos seus modelos de negócio, para modernizar os modelos de gestão do território nacional, dispondo para esse efeito, de uma dotação total de 55 milhões de euros.  

Esta medida insere-se no Programa Comércio Digital – Programa para a digitalização de PME, cujo público-alvo são as micro e PME dos setores do comércio e dos serviços, que pretendem ativar os seus canais de comércio digitais, incorporar tecnologia nos modelos de negócio, bem como desmaterializar os processos através da utilização de tecnologias de informação e comunicação, assim como apoiar a internacionalização. 

A sua execução inclui a realização de um diagnóstico de maturidade digital a cada empresa e, com base nesse diagnóstico, será elaborado um plano estratégico individual e, sequencialmente, apoiada a aquisição de serviços e incentivos específicos disponibilizados no Catálogo de Serviços de Transição Digital .

Uma Aceleradora é uma estrutura organizacional, com presença física, que acompanha e apoia, de forma contínua e durante o período de execução do PRR, o crescimento de empresas do comércio e serviços abertos ao consumidor através da transformação digital dos seus processos e modelos de negócio, nomeadamente por meio da capacitação, mentoria, networking e apoio na implementação do projeto de digitalização das empresas. 

Os termos para a apresentação de candidaturas foram definidos no  AVISO N.º 04/C16-i02/2022, tendo sido apresentadas nove candidaturas para implementar sete Consórcios, com âmbito territorial nas sete regiões portuguesas (NUTS II), que irão desenvolver Aceleradoras de Comércio Digital nas 25 unidades administrativas do país (Entidades Intermunicipais e Regiões Autónomas - NUTS III).

A Orientação Técnica pode ser consultada aqui


As sete candidaturas aprovadas foram dadas a conhecer numa sessão de apresentação que decorreu no dia 26 de abril de 2023. Consulte a apresentação aqui

É, simultaneamente, objetivo desta iniciativa que estas estruturas de apoio à dinamização digital das empresas, se mantenham no território após a execução do PRR, continuando a apoiar e prestar serviços às micro, pequenas e médias empresas dos setores do comércio e serviços, promovendo a sua competitividade através da adaptação do modelo de negócios e da digitalização.









Logotipos
  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US
  • Guia do Comércio