Assistente virtual simplifica o atendimento a empresas e a consumidores

Foi hoje publicada uma nota para a comunicação social, no Portal do Governo, que destaca o Chatbot, o assistente virtual disponibilizado nos sites da DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas e da Área do Comerciante.
Esta funcionalidade foi desenvolvida no âmbito do Programa Simplex, permitindo obter esclarecimentos - 24 horas por dia, 7 dias por semana - , nas áreas do Comércio, Serviços e Restauração, Matérias Fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da UE, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga.
O funcionamento deste Assistente Virtual é possível através de um sistema de Inteligência Artificial, permitindo atendimentos simultâneos e sem fila de espera, garantindo um acesso à informação e ao esclarecimento de questões de forma mais imediata. No entanto, continua a ser possível o atendimento direto e personalizado, através de contacto telefónico ou endereço eletrónico para colocação de questões. O Chatbot é acessível através de computador, tablet e telemóvel.
Esta medida de iniciativa das áreas governativas da Economia e da Transição Digital e da Modernização do Estado e da Administração Pública, através da Direção-Geral das Atividades Económicas e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), cumpre, assim, mais um objetivo no âmbito da promoção da desmaterialização de processos, da simplificação administrativa e da disponibilização de serviços e de informação num único local.
Fonte: Portal do Governo
2021.08.12