Estabelecimentos reconhecidos ao abrigo da iniciativa “Comércio com História” em destaque no programa “A Minha Rua”

O programa “A Minha Rua” destaca alguns dos estabelecimentos que integram a iniciativa “Comércio com História”, que reconhece a singularidade, a tradição e a história do comércio de retalho.
A jornalista Lúcia Gonçalves percorre as ruas de comércio mais emblemáticas das cidades do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Coimbra e Évora, acompanhada de personalidades que ajudam a melhor contar a história do comércio tradicional, que nos chega até aos dias de hoje.
O comércio tradicional tem vindo a desempenhar ao longo da História, um papel essencial e relevante na vida das vilas e cidades, a ele se associando com frequência traços característicos e identificadores da matriz cultural e do imaginário dos seus residentes e visitantes.
A iniciativa "Inventário Nacional Comércio com História" é gerida pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), enquadrada na Lei nº 42/2017, de 14 de junho, que estabelece o Regime de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local.
Os critérios gerais de reconhecimento dos estabelecimentos ou entidades de interesse histórico e cultural ou social local são a atividade do estabelecimento, o seu património material e imaterial, atribuídos pelos municípios em que se localizam.
Conheça em detalhe os vários episódios do programa, a história e as caraterísticas singulares dos estabelecimentos de comércio tradicional português.
2025.12.29












