Área do Comerciante

Implementação dos Bairros Comerciais Digitais 

Implementação dos Bairros Comerciais Digitais; DGAE; PRR; C16; Industria 4.0


A execução dos Bairros Comerciais Digitais (BCD) já começou. 

A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) tem vindo a desenvolver as atividades indispensáveis de apoio ao arranque e concretização destes projetos.

Entre as atividades desenvolvidas pela equipa de acompanhamento da DGAE, conta-se a realização de reuniões técnicas e a visita aos locais de implantação dos projetos, para conhecer os rostos dos responsáveis pela dinamização destas iniciativas (Municípios, Associações Empresariais e Associações de Desenvolvimento Local, não esquecendo os Gestores de Bairro), que se têm mostrado importantes para garantir o sucesso desta medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


As reuniões realizadas permitem validar o trabalho que os BCD estão a desenvolver, determinar em que fase da execução se encontram, e esclarecer aspetos fundamentais do ponto de vista regulamentar, físico e financeiro, os quais são fundamentais à boa execução dos projetos e ao cumprimento das metas que os consórcios se propuseram a alcançar nas candidaturas submetidas. 


A medida Bairros Comerciais Digitais, como referido, integra o PRR na sua Componente 16, «Empresas 4.0» (dimensão de transição digital). A sua integral execução traduz um investimento fundamental para a revitalização, valorização e modernização do comércio e serviços de proximidade, através da digitalização do ecossistema empresarial, e com uma distribuição geográfica que cobre a totalidade do território nacional (continente e ilhas).


Saiba mais aqui sobre esta medida.


2024.04.15

  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Clean&Safe
  • PT4US