Área do Comerciante

Aceleradoras de Comércio Digital

Aceleradoras de Comércio Digital; PRR; DGAE

As Aceleradoras de Comércio Digital (ACD) constituem uma das medidas bandeira do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que têm por finalidade promover a digitalização da economia. Este objetivo concretiza-se através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e da digitalização dos seus modelos de negócio, para modernizar os modelos de gestão do território nacional. Esta medida é gerida pela Direção-Geral da Economia (DGE), e insere-se na componente 16 do PRR, designada “empresas 4.0”, que visa reforçar a digitalização das empresas e recuperar o atraso face ao processo de transição digital, contando com uma dotação total de 55 milhões de euros. 

O que são as Aceleradoras de Comércio Digital e o que fazem? 

As Aceleradoras de Comércio Digital são estruturas organizacionais, com presença física, que acompanham e apoiam, de forma contínua durante o período de execução do PRR, o crescimento de empresas do comércio e serviços abertos ao consumidor através da transformação digital dos seus processos e modelos de negócio. Os apoios têm por objetivo criar condições para capacitar, prestar mentoria, networking e apoiar a implementação do projeto de digitalização das empresas. 

As Aceleradoras de Comércio Digital avaliam a maturidade digital das empresas e propõem um plano de transição. Garantem o acompanhamento dos operadores económicos que prestam serviços de proximidade, nomeadamente no que diz respeito à criação ou reforço da sua presença digital e à adaptação do seu modelo de negócio.

Qual é o público-alvo da intervenção das Aceleradoras de Comércio Digital?

As Aceleradoras destinam-se às micro, pequenas e médias empresas (PME) dos setores do comércio e dos serviços, que pretendem ativar os seus canais de comércio digitais, incorporar tecnologia nos modelos de negócio, bem como desmaterializar os processos através da utilização de tecnologias de informação e comunicação, assim como apoiar a internacionalização.  

Como estão organizadas?

As 25 Aceleradoras de Comércio Digital, estão organizadas em 7 consórcios e abrangem o território continental e as Regiões Autónomas, correspondentes às NUTS II, e as 25 unidades administrativas do país (Entidades Intermunicipais e Regiões Autónomas - NUTS III).

Conheça em detalhe as Aceleradoras de Comércio Digital e fique a par das últimas novidades relativas à sua implementação nos sites: Direção-Geral da Economia  e  Área do Comerciante, que incluem espaços dedicados ao acompanhamento destes projetos. 

2026.01.16

  • Helpdesk
  • Comunicar ao Consumidor
  • Simplex
  • Espaço Comércio
  • Comércio com História
  • PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
  • Newsletter Comércio e Serviços
  • Mapa do Comércio, Serviços e Restauração
  • PT4US
  • Guia do Comércio